10 de dez. de 2012

VIATURA QUE ESTAVA APREENDIDA NA, MARIAZINHA É DEVOLVIDA À SESAI.

VIATURA DA SESAI, APREENDIDA EM ALDEIA APINAJÉ É LIBERADA.

     A viatura da SESAI, que tinha sido apreendida no último dia 03/12/12, segunda-feira, e estava na aldeia Mariazinha, foi devolvida no sábado dia 08/12/12, aos servidores da SESAI. O veiculo tinha sido apreendido, por lideranças indígenas Apinajé daquela comunidade, como forma de protestos e para chamar atenção do PBI de Tocantinópolis -TO, DSEI-TO e SESAI para consertar duas (2)  bombas d’água das aldeias Mariazinha e Bonito, que estavam danificadas há mais de dois (2) meses.
    Depois de (5) cinco dias de espera e intensas negociações entre FUNAI, MPF-TO e SESAI, as lideranças da aldeia Mariazinha entregaram a viatura ao motorista da SESAI, logo que as bombas d’água das aldeias Mariazinha e Bonito foram montadas e voltaram a funcionar.
    Essas mobilizações das comunidades se justificam, em razão do sofrimento que estamos vivenciando. A falta de água tratada nas aldeias Apinajé, é um sério problema, que merece ser tratado como prioridade pela SESAI. Compreendemos que, prender os veículos da SESAI  ou qual quer outro órgão não é a forma correta de protestar e reivindicar, que as políticas públicas, (especialmente a saúde Indígena) aconteçam de fato. Ressaltamos que quando tomamos a decisão de agir dessa forma é por que a situação é realmente muito critica e difícil.
    Dessa forma reunião que propomos para o próximo dia 12/12 quarta-feira, para tratar da questão  das bombas, e outras demandas da saúde indígena,  foi adiada pra outra data a ser confirmada pelas lideranças Apinajé. Essa reunião é necessária e vamos sempre ficar cobrando dos gestores.



                                                                                                        Aldeia São José, 10/12/2012.


Associação União das Aldeias Apinajé-PEMPXÀ.






Nenhum comentário:

Postar um comentário