14 de abr. de 2013

MEIO AMBIENTE E SANEAMENTO BÁSICO

Nesta quinta-feira, 13 de abril de 2013, funcionários da Prefeitura de São Bento do Tocantins realizaram serviços de limpeza na localidade Veredão
Funcionários da Prefeitura de São Bento do Tocantins, fazem limpeza e coleta de lixo na localidade Veredão. (foto: Antônio Veríssimo. 2013)

Poder público e sociedade juntos podemos realizar. (foto: Antônio Veríssimo. 2013)
Essas políticas de coleta de lixo são necessárias e deveriam ser adotadas por todas as Prefeituras da região. Sendo que cuidar do meio ambiente é uma responsabilidades não só das prefeituras, esse é um dever e uma obrigação de cada um de nós. Vamos continuar acompanhando e alertando nossos vizinhos sobre os cuidados que devemos ter com nosso patrimônio ambiental. Podemos nos articular e nos unir para monitorar, vigiar e corrigir as práticas equivocadas e erradas de alguns cidadãos, empresas e políticos.

As Prefeituras deveriam providenciar locais adequados para destinar seus próprios resíduos. Porém isso na prática não está acontecendo, infelizmente algumas prefeituras ainda insistem em jogar lixo de qualquer jeito e em locais impróprios. Um mau exemplo é a prefeitura de Tocantinópolis (TO), que ainda joga lixo a céu aberto, às margens da estrada de acesso às aldeias São José e Serrinha. E o pior, é que esses resíduos, são queimados e jogam grandes quantidades de poluentes na atmosfera.

Todos sabem da importância de se preservar nosso patrimônio ambiental. Isso é relevante para a vida da população local, índios e não- índios que dependem e exploram essa enorme riqueza e essas belezas naturais, que são nossas florestas, nosso cerrado e nossas águas. Lembrando que os principais ribeirões que banham os municípios vizinhos nascem dentro da área Apinajé.
Trecho do Ribeirão dos Caboclos,  dentro da área Apinajé, no município de São Bento do Tocantins. (foto: Antônio Veríssimo. 2013)
Dessa forma cabe à todos nós cuidar e zelar nossa própria casa. Pelo menos não sair por aí jogando lixo em qualquer lugar. Estamos alertando à todos os moradores das cidades e povoados vizinhos que não joguem lixos na área indígena Apinajé. Joguem o lixo no lixo.  E nosso cerrado, rios e florestas agradecem.



                                                    Terra Indígena Apinajé, 14 de abril de 2013


Associação União das Aldeias Apinajé-PEMPXÀ

Nenhum comentário:

Postar um comentário