13 de ago. de 2013

CULTURA

A PREPARAÇÃO DA TORA GRANDE

Cantador Apinajé na preparação da Tora Grande (foto: Antônio Veríssimo. agosto de 2013)
Neste mês de agosto aqui na terra indígena Apinajé, localizada no município de Tocantinópolis, Estado do Tocantins estamos celebrando a corrida da Tora Grande (ou Pàrkapê). Este ritual de passagem é realizado em homenagem as pessoas falecidas e acontece sempre no período do verão. No inicio os padrinhos e madrinhas da tora pagam os cantadores que vão cantar todas as noites no pátio da aldeia até de manhã. E também são escolhidas duas pessoas para fazer escavação do tronco de buriti na preparação da Tora Grande.

Preparo da Tora Grande para ritual. (foto: Antônio Veríssimo. agosto de 2013)

Nesses rituais são servidos muitos alimentos produzidos nas roças como; batata, feijão, arroz, banana, farinha, macaxeira. Antigamente nessas celebrações eram consumidas muitas carnes de caça e peixes. Hoje em razão da escassez de caças e pescados, estamos comprando esses produtos na cidade.

Durante o período da preparação da Tora Grande, em algumas aldeias estão sendo realizados serviços de broca e derrubada das roças familiares e todos os dias no período da tarde são realizadas corridas de toras pequenas num percurso de (3) três km entre as aldeias Brejinho e São José. As corridas de toras são realizadas por dois grupos de homens (ou dois partidos) que chamamos Wanhme͂ e Katàm, que competem correndo com as (02) duas toras; vence o partido que chegar primeiro no pátio da aldeia.

No próximo dia 30 de agosto de 2013 haverá uma grande celebração e a corrida final da Tora Grande, que no encerramento é colocada em cima das sepulturas das pessoas falecidas.



Terra Indígena Apinajé, 13 de agosto de 2013.

Associação União das Aldeias Apinajé-PEMPXÀ

Nenhum comentário:

Postar um comentário