3 de out. de 2013

ORGANIZAÇÃO INDÍGENA


OFICINA DE CAPACITAÇÃO PBA TIMBIRA (CESTE/FUNAI/ WYTY-CATË)

      Nos dias 24 e 25 de setembro de 2013, foi realizado na Escola Estadual Indígena Mãtyk, na aldeia São José, terra indígena Apinajé, no município de Tocantinópolis (TO), a Oficina de Capacitação PBA Timbira. Essa oficina é o resultado de uma parceria entre a Fundação Nacional do Indio-FUNAI e Associação Wyty-Catë , que é a organização  representante dos povos Timbira de Tocantins e Maranhão, sendo também a Agencia Implementadora do Programa Básico Ambiental-PBA do AHE Estreito. A oficina foi coordenada por Técnicos da FUNAI/CTLs de Carolina (MA) e Tocantinópolis (TO), com a colaboração de 2 Técnicos da Agencia Implementadora; sendo um índio e um não-índio.
       E nos dias 27 e 28/09/13, a oficina foi realizada também na Escola Indígena Tekator na aldeia Mariazinha, com participação de 25 representantes das 14 aldeias daquela região da área indígena. Essa 1ª etapa das Oficinas de Capacitação do PBA Timbira que foi realizada na Terra indígena Apinajé, teve a participação de jovens, estudantes, professores, cantadores, conselheiros, membros e diretores da Associação União das Aldeias Apinajé-PEMPXÀ, somando mais de 55 participantes vindos das 27 aldeias Apinajé. Sendo 30 participantes vindos das 13 aldeias da região da aldeia São José e 25 das aldeias do lado da Mariazinha.
       A finalidade dessas oficinas é capacitar os membros do Conselho Gestor e diretores da Associação União das Aldeias Apinajé-PEMPXÀ para o domínio dos conhecimentos referentes ao funcionamento das associações; preparando melhor os mesmos para elaboração, execução e prestações de contas dos projetos de roças, casas de farinha, festas culturais e outros, que no momento estão sendo implantados nas aldeias com recursos da compensação do AHE de Estreito. O objetivo é também é esclarecer e qualificar melhor os jovens Apinajé para atuarem colaborando na execução, fiscalização dos projetos que estão sendo implantados, ajudando na formulação de propostas e elaboração de futuros projetos para suas próprias aldeias.



Terra Indígena Apinajé, Outubro de 2013.

Associação União das Aldeias Apinajé-PEMPXÀ

Nenhum comentário:

Postar um comentário