7 de jul. de 2016

POVO XERENTE

Princesa da Bélgica, Maria- Esmeralda visita hoje a nação Xerente/TO da aldeia Porteira.
    O Povo Xerente, recebeu nesta, terça-feira, 05 de julho de 2016,a visita de um membro da família Real da Bélgica, Sua alteza a Princesa Maria-Esmeralda. A visita da princesa, acontece após a visita do embaixador da Bélgica Josef Smets, que visitou a nação Xerente no dia 30 de agosto de 2015.
      Maria-Esmeralda, filha do antigo Rei Leopoldo III, que nos anos 50/60 do século passado, realizou varias viagens de estudo junto a povos Indígenas da Amazônia e do Brasil Central. As fotos feitas na época, pelo Rei, são de valor histórico e cientifico e o no dia 06 de julho, será feito a abertura de uma exposição, no Memorial dos Povos Indígenas de Brasília, com fotos da viagem realizado em 1964.
      A comunidade da aldeia Porteira preparou uma grande festa de recepção. Algumas atividades e manifestações culturais foram apresentadas à princesa.
     Para o líder, Srêwĕ Xerente, presidente da UNIX – União Indígena Xerente, “o momento é histórico. Com a visita da princesa Maria-Esmeralda, podemos fortalecer o nosso dialogo no intuito de fortalecermos a  nossa tradição cultural e meio ambiente, com reflorestamentos de áreas degradadas com arvores para o comercio de madeiras, ecologicamente sustentável. Não queremos  esmolas de ricos, mas, sim oportunidades para investirmos e repartir com muitos que precisam”


Fonte: unix_to@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário