30 de nov. de 2016

EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA

Famílias Apinajé da aldeia São Raimundo no município de Tocantinópolis, no Norte de Tocantins reivindicam implantação de Escola na comunidade



No último dia 23/11/2016 lideranças da aldeia São Raimundo localizada na T.I. Apinajé no município de Tocantinópolis-TO, estiveram reunidas para debater a situação da educação naquela comunidade. Na ocasião as lideranças resolveram elaborar documentos para enviar à Secretaria de Educação do Tocantins/SEDUC, solicitando à implantação de uma Unidade Escolar naquela aldeia. 

A aldeia São Raimundo foi fundada em outubro de 2010 por famílias vindas da aldeia Mariazinha, atualmente na comunidade moram 12 famílias, somando mais de 70 pessoas. O cacique Vicente K. Krikati explicou as dificuldades que as crianças enfrentam para frequentar as aulas na aldeia Mariazinha e cobram do Estado a construção de uma escola para atender as crianças na própria aldeia.

Estão sendo encaminhados documentos à FUNAI/CTL de Tocantinópolis e ao Ministério publico Federal na cidade de Araguaína MPF-AGA, solicitando que esses órgãos acompanhem essa demanda destas famílias no sentido garantir os direitos dos alunos desta comunidade. 


Associação União das Aldeias Apinajé-Pempxà

Nenhum comentário:

Postar um comentário