Postagens

Mostrando postagens de Março 5, 2017

CAMPANHA NACIONAL EM DEFESA DO CERRADO

Campanha alerta para os impactos da destruição do Cerrado
Alguns estados já têm tido racionamento de água e especialistas afirmam que o desmatamento do Cerrado é uma das causas do problema
       Notícias sobre racionamento de água já foram manchetes em alguns estados do Brasil, como São Paulo, Rio de Janeiro e agora Brasília. Diferentes estudos da Universidade Federal de Goiás, da Universidade de Brasília, da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul e da Brown University (publicada na revista científica Global Change Biology em 2016) apontam que o desmatamento no Cerrado é uma das causas para a crise. Isso porque o bioma é considerado o berço das águas, é no Cerrado onde estão localizados os três grandes aquíferos que abastecem boa parte do país: Guarani, Urucuia e Bambuí.

     O Cerrado ocupa um quarto do território nacional e está localizado no coração do Brasil, abrangendo 13 estados. Apesar de sua importância para o equilíbrio ambiental, o Cerrado tem sido destruído nas últimas dé…

CULTURA

Imagem
Mandioca: cultura e modo viver Apinajé
     Planta rústica, forte, e resistente às mudanças do clima, a mandioca e seus derivados são itens básicos e indispensáveis na alimentação  do povo Apinajé. Diversas espécies são cultivadas por famílias Apinajé em pequenas roças nas aldeias localizadas na T.I. Apinajé, no Norte de Tocantins. 
     Neste vídeo destacamos a importância da mandioca para as famílias Apinajé; mostrando como acontece o cultivo dessa planta por famílias da aldeia Brejinho, no município de Tocantinópolis, no Estado de Tocantins.