1 de nov. de 2018

FRUTOS DO CERRADO

Bacuri

A árvore do bacuri ocorre em áreas de Cerrado na região de transição entre os Estado de Tocantins, Maranhão e Pará. Nas florestas a espécie chega atingir 40 metros de altura, já em áreas de campos e chapadas não passa de 10 a 15 metros. A florada ocorre entre os meses de julho e agosto, em plena época de estiagem. 

Entre os meses de novembro a fevereiro, no inicio do período chuvoso acontece a queda dos frutos, que é coletado pelos indígenas Apinajé e também por regionais. O fruto tem a cor amarelada, a casca é grossa e  a polpa branca. Essa ultima é alimentos natural de alguns especies de roedores do Cerrado.

Nos últimos anos os frutos passaram a ser coletados e comercializados para produção de cremes, picolé, sorvetes, doces, sucos e outros alimentos. A polpa na sua forma natural tem sabor característico, diferenciado e muito nutritivo. Os Apinajé usam na alimentação a polpa na sua forma natural com farinha de mandioca, ou pura, e das sementes do bacuri é extraída um óleo que tem propriedades medicinais.    

Frutos do bacuri. foto: Antonio Veríssimo. dezembro de 2012



Arvore do bacuri. foto: Antonio Veríssimo. Dezembro de 2012












Terra Indígena Apinajé, 01 de novembro de 2018


Associação União das Aldeias Apinajé-Pempxà


Nenhum comentário:

Postar um comentário