14 de nov. de 2019

EDUCAÇÃO


Educação: Audiência na aldeia Mariazinha debateu propostas para o Plano Nacional de Educação Escolar Indígena-PNEEI

Aconteceu na última segunda-feira 11/11/19 na Escola Estadual Indígena Tekator, na aldeia Mariazinha T.I. Apinajé na zona rural do município de Tocantinópolis-TO, Audiência com participação de caciques, lideranças, alunos, professores indígenas e não indígenas com objetivos de construir Propostas e Ações para implementação do Plano Nacional de Educação Escolar Indígena-PNEEI e fazer a escolha e indicação dos conselheiros para compor o Conselho Estadual de Educação Escolar Indígena para o período de 2020 e 2021.

A Audiência realizada pela SEDUC/Gerência de Educação Indígena contou ainda com as presenças do Sr. Dorismar Carvalho de Sousa, Diretor Regional de Ensino de Tocantinópolis e Waxiy Maluá Karajá Gerente de Educação Indígena entre outros servidores da Educação. Tivemos expressiva participação dos caciques e lideranças Apinajé vindos da região das aldeias Mariazinha e São José, mas  em razão das distancias, ou por falta de articulação/comunicação e transportes alguns caciques não compareceram. 

O Diretor Regional de Ensino de Tocantinópolis, Dorismar Carvalho de Sousa afirmou que "melhorar a qualidade da Educação e do Ensino nas aldeias indígenas é um grande desafio nosso". Por sua vez o Gerente de Educação Escolar Indígena Waxiy Maluá Karajá, explicou que a participação dos caciques nas discussões, elaboração e encaminhamentos de propostas para implementação do Plano Nacional de Educação Escolar Indígena valoriza, respeita e fortalece os objetivos da Escola. “Vocês é que irão dizer o que querem pra melhorar a Educação Escolar Indígena”, afirmou.

Essas propostas para o Plano Nacional de Educação Escolar Indígena discutidas e encaminhadas pelos caciques Apinajé a partir dessa Audiência realizada na aldeia Mariazinha são válidas para todas as Escolas Indígenas do país, e tais propostas posteriormente serão analisadas pelo Conselho Nacional de Educação podendo ser aceitas ou rejeitadas pelo colegiado.

O mandato dos atuais membros do Conselho Estadual de Educação Indígena, Emílio Dias, Cassiano Sotero Apinagé e suplentes, encerra se no próximo dia 20/11/19, Nesta Audiência os caciques da região da aldeia Mariazinha prorrogaram o mandato de Emílio Dias por mais dois anos, vigência 2020 e 2021 e indicaram Sheila Bàxy Apinagé como suplente na vaga de Maria Aparecida Pereira da Silva que se afastou da função.

Após discussão em grupos alguns caciques da região da São José também haviam decidido reconduzir o Cassiano Sotero Apinagé para função, mas parte dos caciques abriram divergências alegando que a maioria não estavam presentes e então decidiram marcar outra Reunião pra o dia 13/11 na aldeia São José pra resolver essa pendência.

Conforme o previsto a Reunião foi realizada nesta quarta-feira, 13/11/19 na aldeia São José com as presenças de 23 caciques. O Sr.  Cassiano Sotero Apinagé, foi indicado como membro titular do Conselho Estadual de Educação Indígena (prorrogado) por mais 2 anos de mandado período 2020 e 2021. O cacique Diêgo Fernandes Sousa Apinagé está indicado como suplente na vaga de Vanderlei Dias Sotero Apinagé, que pediu pra se afastar.


Aldeia São José, 13 de novembro de 2019


Associação União das Aldeias Apinajé-Pempxà




Nenhum comentário:

Postar um comentário