27 de abr. de 2022

UNPFII 21

Evento paralelo ao Fórum Permanente sobre Assuntos Indígenas da ONU debate sobre povos em isolamento e os desafios frente a atual conjuntura

Atividade paralela ocorre nesta quarta (27), durante a 21ª Sessão do Fórum Permanente da ONU sobre Questões Indígenas; o evento terá transmissão ao vivo

Registro da abertura do Fórum Permanente da ONU sobre questões indígenas, em 25 de abril de 2022. Foto: UN DESA/Predrag Vasić

POR ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DO CIMI

Com o objetivo de dar visibilidade às questões que atingem os povos em isolamento voluntário e aumentar a compreensão sobre as situações de ameaças e violências a que estão constantemente submetidos, organizações ligadas à causa indígena, como Conselho Indigenista Missionário (Cimi), Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM), e a Rede Iglesia y Minería e NGO Mining Working Group (MWG), realizam o evento paralelo ao Fórum Permanente sobre Assuntos Indígenas da Organização das Nações Unidas, que está em seu 21º período de sessões.  

Com transmissão ao vivo pelas redes sociais das organizações proponentes, o evento será realizado nesta quarta-feira, 27 de abril, com previsão de início às 11h30, no horário de Nova York/Estados Unidos, e às 12h30, no horário de Brasília/Brasil. Todas as reuniões abertas do Fórum serão transmitidas pelo site oficial da ONU, em webtv.un.org.  

No entendimento das entidades, é preciso avaliar as políticas indigenistas brasileiras e dos demais países amazônicos, exigindo dos Estados nacionais a reestruturação de seus respectivos sistemas de proteção territorial, necessários para a segurança dos povos isolados. É essencial também que se reforce aos organismos multilaterais a necessidade de leis internacionais mais abrangentes, que garantam aos povos indígenas transfronteiriços, em particular aos povos isolados, o direito de continuar a ocupar os seus territórios tradicionais, indispensáveis para a sua sobrevivência física e cultural.

O 21º Período de Sessões do Fórum Permanente das Nações Unidas para as Questões Indígenas (UNPFII 21), está sendo realizado na sede do órgão em Nova York, Estados Unidos, de 25 de abril a 6 de maio de 2022. Com o tema “Povos indígenas, negócios, autonomia e os princípios de direitos humanos da devida diligência, incluindo o consentimento livre, prévio e informado”, a sessão de 2022 do Fórum Permanente será aberta à participação presencial e online. A participação das lideranças e organizações sociais, está sendo realizada por meio de videoconferência, devido à pandemia da Covid-19.

 

Painelistas

Apu Manuel Ramírez Santana, Povo Yagua: Presidente da Organização Regional dos Povos Indígenas do Oriente (Orpio)

Gino Machay Sarasara, Povo Amawaka: Vice-presidente da Federação Indígena Alto Rio Inuya e Mapuya (Fiariminuyamapuya)

Auro Carvalho, Povo Guajajara: Liderança do Povo Tenetehara (Guardiães da Floresta)

Beatriz Huertas: Organização Regional de Povos Indígenas de Oriente – Fundação Norueguesa da Floresta Tropica

Ubiratan Cazetta: Procurador Regional da República – Ministério Público Federal (MPF)

 

Mediação 

Lino João de Oliveira Neves: Antropólogo da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Assessor da Equipe da Apoio aos Povos Livres (Eapil-Cimi)

Jacqueline Méndez: Coordinadora Regional Ucayali Centro Amazónico de Antropología e Aplicación Práctica (CAAAP)

 

Link do evento paralelo: 

Meeting https://us02web.zoom.us/j/84141661390

Meeting ID: 841 4166 1390 

 

Tradução: Espanhol, Português e Inglês

 

Compartilhar: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário