15 de mai. de 2022

SAÚDE INDÍGENA

Povo Apinajé mobilizado por melhorias da atenção à saúde indígena nas aldeias localizadas nos municípios de Tocantinópolis, Maurilandia, São Bento do Tocantins e Cachoeirinha, no Norte de Tocantins

 
No período de 11 a 14 de maio de 2022 nossos caciques, lideranças jovens, estudantes e mulheres estiveram mobilizados em protestos contra a situação de abandono, sucateamento, negligência e descaso no atendimento à saúde Indígena nas aldeias localizadas nos municípios de Tocantinópolis, Maurilandia, São Bento do Tocantins e Cachoeirinha no Norte de Tocantins, região do Bico do Papagaio. Ao menos 250 pessoas participaram da mobilização que teve inicio no dia 11/05/2022 na aldeia Prata aonde os caciques se reuniram para avaliar a grave situação que se encontra a SESAI/Polo Base Indígena-PBI de Tocantinópolis. 

Na manhã do dia 12/05/2022, quinta-feira  ocupamos a sede do PBI em Tocantinópolis aonde manifestamos conforme nossa cultura para chamar atenção e denunciar a falta de medicamentos, a demora para agendar consultas médica e realizar exames. Na oportunidade denunciamos a falta de combustíveis e viaturas para transportes de pacientes, situação que está prejudicando o atendimento nas aldeias. A estrutura da SESAI/PBI em Tocantinópolis encontra se sucateada e sem a mínima condição de atender as 56 aldeias do território Apinajé.

Ao chegar no local aonde funciona a SESAI/PBI encontramos o local fechado e nenhum funcionário se encontrava para atender e ouvir nossas reivindicações. Durante nossos protestos que aconteceram na Sede do PBI em Tocantinópolis, foi encaminhado um Documento ao Ministério Público Federal com denúncias e reivindicações pautadas nessa mobilização. Na tarde de quinta-feira dia 12/05 as lideranças foram atendidas em modo virtual e manifestaram suas angústias e preocupações ao Procurador da República do MPF-AGA, Dr. Eron Freire dos Santos que prometeu Ações e medidas cabíveis no âmbito do MPF/PGR para resolver os problemas do atendimento à saúde denunciado pelo Movimento indígena.

No final da tarde de quinta-feira, 12/05 fomos recebidos pela servidora Sra. Maria Caroline Moura Chefe do PBI, que após ouvir nossas queixas e reclamações recebeu um Documento contendo as reivindicações do povo para ser encaminhado ao Coordenador do Distrito Sanitário Especial Indígena DSEI-TO, Sr. Sebastião de Góis Barros. No dia 13/05/2022 sexta-feira, compareceram os representantes do Distrito Sanitário Especial Indígena DSEI-TO e Conselho Distrital de Saúde Indígena-CONDISI, porém o Coordenador Sr. Sebastião Góis Barros não compareceu para atender o chamado do Movimento. Diante desse impasse resolvemos continuar mobilizados na aldeia Prata até a vinda do Coordenador.

Na tarde de sábado dia 14/05/2022 na sede da Secretaria de Esportes e Juventude em Tocantinópolis, nos reunimos com o Coordenador do DSEI-TO Sr. Sebastião de Góis Barros, que estava acompanhado por Hará Javaé, secreario do DSEI-TO, Elson Xerente, Presidente do CONDISI entre outras autoridades, durante a conversa os membros da Comissão cobraram resposta do Coordenador do DSEI-TO sobre o Documento que foi encaminhado, mas demostrando não ter nenhum poder para decidir nada nesse caso, o servidor afirmou que "vai levar as demandas para sentar com o secretário" da SESAI em Brasília pra resolver isso.

Conforme as reivindicações pautadas no Documento as lideranças reiteraram o afastamento (imediato) das servidoras Marly Ferreira de Sousa, Driellen C. Sousa e Maria Coroline Moura, em resposta o Coordenador disse que os três nomes da lista já estão afastados de suas funções no PBI. Sobre o pedido de reestruturação do Conselho Local de Saúde Apinajé, o Coordenador disse que em breve irá marcar Reunião para escolha dos novos Conselheiros. O Coordenador do DSEI-TO prometeu ainda que serão abertas 4 vagas de motoristas no PBI de Tocantinópolis para indígenas, que em breve serão 2 viaturas para atendimento 24 horas. Nossa luta continua!
#EuQueroViver














Nenhum comentário:

Postar um comentário