Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Agosto 25, 2019

POLÍTICA

Indígenas pedem a Maia que tramitação da PEC 187 seja barrada na CâmaraEmbora não tenha se comprometido com indígenas, o presidente da Câmara criticou a aprovação da proposta na CCJC: “não era o momento” Rogério Xukuru Kariri pede ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia, que barre tramitação da PEC 187. Foto: Tiago Miotto/Cimi Lideranças indígenas participaram na tarde de ontem (28) de uma reunião com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ). Os indígenas do povo Xukuru Kariri, de Alagoas, pediram a Maia que não instale a Comissão Especial para analisar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 187, aprovada nesta quarta-feira na Comissão de Constituição e Justiça (CCJC) da Câmara. A PEC prevê a permissão para realizar atividades produtivas “agropecuárias e florestais” nas terras demarcadas, e a criação da Comissão Especial seria o próximo passo de sua tramitação. Os povos indígenas são contra a PEC 187 e qualquer outra alteração em seus direitos constitucionais assegura…

NOTA DA APIB

Nota de repúdio da APIB27/ago/2019 Enquanto a Amazônia arde em chamas, o presidente anti-indígena Jair Bolsonaro segue destilando sua ignorância e racismo contra os povos indígenas do Brasil. Sob o argumento de que somos tutelados pelo estrangeiro, segue pregando sua política genocida, etnocida, anti ecológica e anti-indígena, desta vez, em meio a uma reunião entre governadores em que deveria estar buscando somar esforços por soluções para a Amazônia, e não apregoando ideias retrógradas, equivocadas e perversas, como infelizmente, é de praxe. Um dos resultados dessa política anti ambiental é justamente o aumento colossal das queimadas no Brasil em 82% no comparativo ao mesmo período do ano passado,  maior alta e também o maior número de registrosem 7 anos no país, conforme divulgou o Programa Queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).  Bolsonaro fala de colonialismo sobre a Amazônia de maneira desonesta, enquanto incita criminosamente as invasões ilegais de nossas ter…

MEIO AMBIENTE

“Bolsonaro não precisa das ONGs para queimar a imagem do Brasil no mundo inteiro”, afirmam 118 organizações da sociedade civil
Governo admite descontrole dos focos de incêndio e mente ao dizer que ONGs estariam por trás dos incêndios ilegais Esse ano, a temporada de fogo na Amazônia começou com força total. Foto: Daniel Beltra / Greenpeace POR ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DO CIMI Mais de 118 organizações da sociedade civil brasileira se reuniram, nesta terça-feira (21) e tornaram público uma nota de repudio às declarações do presidente, Jair Bolsonaro. Na quarta (20), sem apresentar evidências, Bolsonaro insinuou que Organizações não Governamentais (ONGs) que atuam na proteção ambiental podem estar envolvidas em incêndios ilegais. Rotulando as queimadas como ação “criminosa”, Bolsonaro disse que, “pode haver – não estou afirmando – uma ação criminosa dessas ONGs para chamar a atenção precisamente contra mim, contra o governo do Brasil. Esta é a guerra que enfrentamos. Faremos todo o possível …