13 de mai. de 2013

A CELEBRAÇÃO DA XIII ROMARIA DA TERRA E DA ÁGUA PADRE JOSIMO 2013.


       Com o tema: Firmes na Terra, Semeando a Vida, celebramos nos dias 10 e 11 de maio de 2013, a XIII Romaria da Terra e da Água Padre Josimo, que esse ano aconteceu na cidade de Esperantina, localizada no extremo norte do Estado do Tocantins, região do Bico do Papagaio.
Caminhada dos Romeiros (as) nas ruas da cidade de Esperantina (TO). (foto: Antônio Veríssimo. 2013)
      Às 14:30 do dia 10/05, na praça central da cidade de Esperantina, o Bispo diocesano de Tocantinópolis, Dom Giovane Pereira de Melo ao fazer a abertura da XIII Romaria da Terra e da Água Padre Josimo, foi aplaudido de pé pelos mais de 600 romeiros (as) vindos de todo o Estado do Tocantins e Estados vizinhos, representando as Pastorais Sociais, as associações, os camponeses, os ribeirinhos, as quebradeiras de coco, as comunidades quilombolas e os povos indígenas das etnias Apinajé e Krahô.
Mulheres Apinajé e Krahô; Firmes na Terra, Semeando 
a Vida. (foto: Antônio Veríssimo. 2013)

      No final da tarde da dia 10/05 participamos de oficinas temáticas, sobre as questões indígenas e quilombolas e os projetos de hidrelétricas. Na programação da noite cultural, assistimos as apresentações do filme “O Veneno Está na Mesa” e fotos históricas da luta camponesa no Bico do Papagaio. Assistimos também as meninas adolescentes que apresentaram uma dança regional e as mulheres Apinajé e Krahô, que entoaram cantos de nossa cultura. Juntos e em clima de confraternização os romeiros (as) fizeram um breve resgate da história, fazendo memória e reflexões sobre a vida e o martírio do Pe. Josimo Tavares, sua caminhada e luta ao lado dos povos pobres e oprimidos pelos latifundiários e pelas oligarquias políticas da região norte do então Estado de Goiás.
       O Pe. Josimo Tavares, nasceu em 1953 em Marabá no Estado do Pará, ordenou se Padre em Xambioá (TO) e foi covardemente assassinado por um pistoleiro, que o alvejou pelas costas quando subia as escadarias do prédio da CPT- Comissão Pastoral da Terra em Imperatriz (MA), fato ocorrido no dia 10 de maio de 1986.
Romeiros (as) no encerramento da XIII Romaria da Terra e  
da Água. (fotos: Antônio Veríssimo. 2013)

    No dia 11/05, pela manhã, depois de uma caminhada pelas ruas de Esperantina (TO), com a participação de mais de 1000 romeiros (as), ao meio dia a XIII Romaria da Terra e da Água Padre Josimo, foi encerrada com missa solene rezada pelo Bispo diocesano de Tocantinópolis (TO), Dom Giovane Pereira de Melo, que foi acompanhado pelos Bispos Dom Felipe da Diocese de Miracema (TO) e Dom Heriberto Hermes, da Prelazia de Cristalândia (TO) e por Padres e seminaristas das paróquias da região.




 

Terra Indígena Apinajé, 11 de maio de 2013.


Associação União das Aldeias Apinajé-PEMPXÀ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário