Postagens

Mostrando postagens de Setembro 27, 2015

CPI DO GENOCÍDIO JÁ!!!

Imagem
INDÍGENAS E MOVIMENTOS POPULARES LANÇAM CAMPANHA EU QUERO: CPI DO GENOCÍDIO NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DE MS



A campanha pede ainda a moratória do agronegócio no estado até que as terras indígenas estejam demarcadasPor Assessoria de Comunicação - Fórum Unitário dos Movimentos Sociais e Sindicais do Campo e da Cidade

Cerca de 200 pessoas, entre indígenas do povo Terena e movimentos populares do campo e da cidade, ocuparam na manhã desta quinta-feira, 24, o plenário da Assembleia Legislativa do Mato Grosso do Sul, em ato público, para lançar a campanha Eu Quero: CPI do Genocídio!, que pretende mobilizar a sociedade sul-mato-grossense e nacional, além de organismos internacionais de direitos humanos, contra a matança orquestrada de indígenas, a falta de demarcação e a criminalização dos movimentos sociais no estado. A sessão chegou a ser suspensa por conta dos protestos dos manifestantes.

O objetivo da campanha é fazer a contraposição à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) contra o Conse…

MOVIMENTO INDÍGENA

Imagem
SEMINÁRIO: POVOS INDÍGENAS E POPULAÇÕES TRADICIONAIS; NA DEFESA E PROTEÇÃO DOS SEUS DIREITOS E TERRITÓRIOS

    Ao menos 150 lideranças representantes dos povos Apinajé (TO), Krahô (TO), Xerente (TO), Carajá Xambioá (TO), Avá Canoeiro (TO), Krahô Kanela (TO), Krikati (MA), Gavião (MA), Pataxó Hã hã hãe (BA) e representantes dos Quilombolas, das Quebradeiras de Coco, da CPT, do MAB, do MST, da Cáritas Arquidiocesana de Palmas e da Associação Wyty Catë dos Povos Timbira de Maranhão e Tocantins, participamos nos dias 23 e 24 de setembro de 2015, no Colégio Marista na cidade de Palmas (TO) do Seminário: Povos Indígenas e Populações Tradicionais; na Defesa e Proteção dos Seus Direitos e Territórios.        O Seminário foi uma realização do CIMI GO/TO e União das Aldeias Apinajé-Pempxà e debateu os impactos dos “Grandes Projetos de Desenvolvimento” na Vida e nos Territórios dos Povos Indígenas e das populações Tradicionais. Na ocasião contamos ainda com as presenças dos representantes do MPF-T…

ORGANIZAÇÃO INDÍGENA

Imagem
DURANTE A VI ASSEMBLEIA DA PEMPXÀ: POVO APINAJÉ DEBATE O PROJETO MATOPIBA          Proteção e defesa do território Apinajé, grandes projetos, saúde, educação e o fortalecimento institucional da Associação Pempxà, esses foram alguns dos assuntos discutidos na VI Assembleia Ordinária da Associação União das Aldeias Apinajé, que foi realizada no período de 17 a 21 de setembro de 2015, na aldeia Irepxi, no município de Tocantinópolis (TO). Ao menos 150 pessoas entre caciques, lideranças, professores, estudantes, anciãos e conselheiros Apinajé participaram do evento.        De parte dos órgãos públicos comparecera o senhor Bruno Aloísio Braga Fragoso representando a FUNAI/CTL de Tocantinópolis (TO), Alexandre Conde e Alan Apinagé que vieram acompanhados por dois Esquadrões do Prev Fogo; representado o IBAMA. Presentes também os representantes da Pastoral Indigenista, Conselho Indigenista Missionário CIMI, vinculada à CNBB, da Associação Wyty Catë das Comunidades Timbira do Maranhão e Tocanti…