Postagens

Mostrando postagens de Junho 12, 2016

CONVITE

Povos Indígenas de Goiás e Tocantins realizam em Palmas -TO a III Assembleia do GO/TO III Assembleia dos Povos Indígenas dos Estados de Goiás e Tocantins       Com o tema "Na Defesa dos Direitos Constitucionais dos Povos Indígenas, resistimos e denunciamos os impactos do MATOPIBA nos Territórios Tradicionais", a III Assembleia dos Povos Indígenas dos Estados de Goiás e Tocantins ocorre entre os dias 20 a 23 de junho, no Campus da Universidade Federal de Tocantins (UFT) em Palmas (TO).       A atividade contará com diversos debates sobre a situação atual dos povos indígenas e das comunidades tradicionais, com especial enfoque nos impactos do MATOPIBA sobre os territórios e o bioma do Cerrado.       Na terça-feira (21), às 19h30min, ocorrerá o lançamento do filme Taego Ãwa, sobre a impressionante história de resistência do povo Avá-Canoeiro do Araguaia, atualmente em luta pela demarcação de seu território tradicional.       Já para a tarde da quarta-feira (22) está programada …

GUARANI KAIOWA

Imagem
Na Noruega, advogada indígena denuncia ataque aos Guarani Kaiowa


quarta-feira, 15 de Junho de 2016 Blog do PPDS

DIREITOS INDÍGENAS

Imagem
» Notícias » Ameríndia OEA aprova Declaração Americana sobre os Direitos dos Povos Indígenas. Leia na íntegra Inserido por: Administrador em 15/06/2016.
Fonte da notícia:Indian Law Resource Center e Assessoria de Comunicação do Cimi Compartilhar














VIOLÊNCIA

Imagem
Notícias » Notas do Cimi Nota do Cimi sobre o Massacre de Caarapó e o assassinato do Guarani e Kaiowá Clodiodi de SouzaInserido por: Administrador em 14/06/2016.
Fonte da notícia:Conselho Indigenista Missionário - Secretariado Nacional Compartilhar     O Conselho Indigenista Missionário – Cimi denuncia e repudia a ação paramilitar realizada por fazendeiros contra famílias do povo Guarani-Kaiowá, do tekohá Tey Jusu, na região de Caarapó, no estado do Mato Grosso do Sul, nesta terça-feira, 14, que resultou no assassinato do jovem Clodiodi Aquileu Rodrigues de Souza Guarani-Kaiowá, 26, além de ao menos seis feridos à bala, inclusive uma criança de doze anos baleada no abdômen.
      Constatamos, com preocupação, que ações paraestatais realizadas por setores do agronegócio tem sido recorrentes no Mato Grosso do Sul. Desde agosto de 2015, quando foi assassinado o líder Simeão Vilhalva, no tekohá Nhenderú Marangatu, foram registrados mais de 25 ataques paramilitares contra comunidades do povo G…

DIREITOS INDÍGENAS

Imagem
» Notícias » Ameríndia
Indígenas e embaixadores pedem em Assembleia da OEA aprovação da Declaração Americana sobre Direitos dos Povos Indígenas Inserido por: Administrador em 14/06/2016.
Fonte da notícia:Assessoria de Comunicação - Cimi Compartilhar

     Com reuniões entre membros da sociedade civil e o secretário geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), Luís Almagro, teve início no último dia 12, em Santo Domingo, República Dominicana, as atividades relativas ao 46º Período Ordinário de Sessões da Assembleia Geral da OEA com o tema “Fortalecimento Institucional para o Desenvolvimento Sustentável nas Américas”. A Assembleia Geral da OEA segue até o próximo dia 15 de junho.       Um grupo de indígenas de todas as partes do continente Americano, entre eles Paulo Pankararu, do Brasil, reivindica a aprovação da Declaração Americana sobre Direitos dos Povos Indígenas, em debate há mais de vinte anos. O Conselho Indigenista Missionário (Cimi) está presente no encontro representado pelo…