Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Setembro 29, 2019

AGROTÓXICOS

Brasil 03 de outubro de 2019: 382 agrotóxicos liberados para uso na agricultura
No período de 2 a 4 de outubro de 2019, foi realizado no auditório da Universidade Federal do Tocantins-UFT, Campus de Araguaína, Norte de Tocantins, o Seminário com o Tema: “Territórios Sagrados Fontes do Bem Viver, de Resistência e Esperança”. Essa 8ª Edição do Seminário ‘Bem Viver’ debateu os impactos dos agrotóxicos na Mãe Terra e na Vida dos povos indígenas, populações quilombolas, trabalhadores rurais, ribeirinhos e urbanos.
O evento contou com as presenças deProfessores (as), estudantes, lideranças camponesas, indígenas, pesquisadores somando mais de 100 participantes. No dia 02/10/19 no período da noite aconteceu o lançamento do ‘Relatório de Violência Contra os Povos Indígenas 2019’, realizado pelo Conselho Indigenista Missionário-CIMI regional Goiás e Tocantins.
Durante o Seminário os debatedores avaliaram o contexto e as perspectivas atuais relacionadas a questão do uso indiscriminado e sem contr…

SÍNODO PARA A AMAZÔNIA

Lideranças indígenas e missionários do Cimi vão a Roma para participar do Sínodo da Amazônia
Realizado entre os dias 6 e 27 de outubro, encontro do Sínodo Amazônico em Roma buscar refletir sobre a realidade dos povos e a presença da Igreja na Pan-Amazônia
Papa Francisco encontra indígenas em Puerto Maldonado, no Peru. Foto: divulgação POR ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DO CIMI Uma delegação de 30 pessoas, entre lideranças indígenas, missionários e missionárias do Conselho Indigenista Missionário (Cimi) vão a Roma, na Itália, para participar da Assembleia Especial do Sínodo dos Bispos para a Região Pan-Amazônica, realizada no Vaticano entre os dias 6 a 27 de outubro deste ano. O Papa Francisco convocou o Sínodo para Amazônia em resposta aos clamores que surgem da região. Ela é composta pelo Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Peru, Venezuela, Suriname, Guiana e Guiana Francesa, com população aproximada de 33 milhões de pessoas, dos quais 3 milhões são indígenas pertencentes a mais de 390 povos d…

MULHERES INDÍGENAS

Encontro das Mulheres do Povo Apinajé: “Nós somos a terra, e devemos cuidar dela” As mulheres indígenas Apinajé, junto com lideranças de 33 aldeias, debateram o direito originário e as ameaças sofridas
Encontro de Mulheres do Povo Apinajé: direitos e resistência. Crédito da foto: Laila Menezes/Cimi GO/TO POR ELIANE FRANCO MARTINS – CIMI GOIÁS/TOCANTINS O Encontro das Mulheres Indígenas do Povo Apinajé aconteceu entre os dias 24 e 26 de setembro, na aldeia Brejão, em Tocantinópolis (TO), com o tema Em defesa dos direitos dos Povos Indígenas Garantidos na Constituição Federal de 1988: Alto Lá Essa Terra Tem Dono. Às 60 mulheres Apinajé somaram-se outros 40 indígenas, e integrantes do Conselho Indigenista Missionário (Cimi), para tratar de temas como os direitos originários (Tese do Indigenato);  os direitos indígenas garantidos na Constituição Federal(artigos 231 e 232), além das várias ameaças contra esses direitos caso da PEC 187 (arrendamento das terras indígenas), PL 1610 (mineração), a …