Postagens

Mostrando postagens de Maio 15, 2016

CONFLITOS

PROGRAMA MATOPIBA PROVOCA E AGRAVA CONFLITOS TERRITORIAIS NO NORTE DE TOCANTINS

       O cerrado já é um dos biomas mais devastados do Brasil. Nos últimos 20 anos esse importante bioma brasileiro vem sendo intensamente agredido e degradado pelo cultivo da soja, eucaliptos, formação de pastagens para criação de gado e implantação de carvoarias.       Nesse contexto sombrio o Governo Federal através do Ministério da Agricultura criou o Programa MATOPIBA abrangendo uma extensa área de Cerrado que compreende os Estados de Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. Exatamente uma região que já sofre com secas e faltas de chuvas em razão de intensos desmatamentos que ocorrem desde a década de 60.        Na região do Norte de Tocantins os pequenos criadores de gado afirmam que 2014 e 2015 foram os anos mais quentes e secos da história, com alto índice de queimadas e falta de pastagens. Nos municípios de Maurilândia-TO e Tocantinópolis -TO os criadores de gado reclamam que perderam muitas reses por f…

POLÍTICAS PÚBLICAS

Imagem
CRIANÇAS APINAJÉ DA REGIÃO DA ALDEIA SÃO JOSÉ ESTÃO SEM FREQUENTAR AS AULAS POR FALTA DE MANUTENÇÃO DE ESTRADAS VICINAIS DE ACESSO À ÁREA INDÍGENA

      Em 20 de fevereiro de 2014 foi instaurado o Inquérito Civil nº 1.36.001.000040/2014-47 que tramita na Procuradoria da República no Município de Araguaína -TO com a finalidade de acompanhar as demandas de conservação e recuperação das estradas vicinais de acesso às aldeias desta T.I. Apinajé localizadas nos municípios de Tocantinópolis (TO) e Maurilândia (TO).
       No dia 05 de abril de 2016 aconteceu reunião na Procuradoria da República em Araguaína ((TO), com as presenças de representantes do DERTINS, dos Sindicatos Rural de Tocantinópolis e Araguaína, da FUNAI, do CIMI e das prefeituras de Tocantinópolis e Maurilândia na qual foram debatidos e firmados compromissos para recuperação das estradas vicinais de acesso às aldeias Apinajé. Na ocasião o procurador da República Dr. Felipe Torres Vasconcelos lembrou que todos têm responsabili…

ACAMPAMENTO TERRA LIVRE 2016

Imagem
Manifesto do Acampamento Terra Livre/2016 - Mobilização Nacional IndígenaInserido por: Administrador em 13/05/2016.
Fonte da notícia:Assessorica de Comunicação - Mobilização Nacional Indígena Compartilhar Leia abaixo o manifesto divulgado ao final do 13º Acampamento Terra Livre (ATL), organizado pela Articulação de Povos Indígenas do Brasil (Apib) e apoiado por entidades da sociedade civil, entre 10 e 12/5/2016, em Brasília.
MANIFESTO DO XII ACAMPAMENTO TERRA LIVRE Nós, cerca de 1.000 lideranças dos povos e organizações indígenas de todas as regiões do Brasil, reunidos em Brasília (DF) por ocasião do XII Acampamento Terra Livre – a maior mobilização nacional que realizamos há mais de 12 anos para reivindicar do Estado e da sociedade brasileira o respeito total aos nossos direitos fundamentais reconhecidos pela Constituição Federal – preocupados com os ataques, ameaças e retrocessos orquestrados contra esses direitos sob comando de representantes do poder econômico nos distintos âmbitos do…