Amigas e amigos assinantes da Plataforma #ChegaDeAgrotóxicos, um passo muito importante foi dado em maio deste ano: depois de intensa pressão popular, a Câmara dos Deputados finalmente instalou a Comissão Especial para discussão da Política Nacional de Redução de Agrotóxicos (PNaRA) - uma porta que se abre e que nos dá a chance de realmente discutir o futuro da nossa agricultura e do nosso alimento.
A PNARA é um projeto de lei (6670/2016) que prevê a redução gradual do uso de agrotóxicos no país, possibilitando a transição do modelo convencional de agricultura - que usa quantidades enormes de pesticidas, em grandes áreas concentradas de terras dedicadas à monocultura - para sistemas agrícolas mais justos e sustentáveis, capazes de democratizar a produção, distribuição e o acesso a alimentos de verdade e sem veneno.
O processo de escuta da sociedade começa com a audiência pública sobre a importância de uma política nacional de redução dos agrotóxicos que está agendada para essa terça-feira às 14h30. Estarão na mesa desse debate representantes das seguintes instituições: Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO), Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida, Greenpeace, Ministério Público do Trabalho, Comissão Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (CNAPO) e Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável. A reunião pode ser acompanhada ao vivo pelo site da câmara. Basta procurar por "Redução de Agrotóxicos".
Esta será a primeira audiência de um amplo processo de debate que está por vir e que abordará temas específicos como saúde e as experiências agroecologicas em diversas escalas, e não ficará só dentro do Congresso, mas deve também seguir para os Estados do Brasil. Vamos acompanhar de perto esse debate e fazer parte deste importante momento.
É muito importante continuarmos nos manifestando por um alimento mais justo, mais saudável e acessível a todos e todas! Se de um lado estamos dando passos importantes, de outro não podemos esquecer que o prato do brasileiro ainda é uma arena de batalha dentro da Câmara dos Deputados. Sem abrir nenhum espaço de diálogo com a sociedade, um grupo de parlamentares quer aumentar a farra do veneno que corre solta no país e afrouxar ainda mais o uso e liberação dos agrotóxicos com a aprovação do Pacote do Veneno. Isso tudo no mesmo Brasil que, sem surpresa, já é um dos líderes mundiais no uso dessas substâncias.
O nosso esforço é diário para fortalecer a mensagem Chega De Agrotóxicos! Hoje já somos mais de 300 mil cidadãos e cidadãs e 326 organizações que se manifestam contra o Pacote do Veneno e a favor da PNARA! Divulgue essa luta e vamos seguir nos unindo para traçar um outro caminho! Um caminho sem veneno e com comida de verdade, para todos e todas!
#ChegaDeAgrotoxicos!
Associação Brasileira de Agroecologia - ABA
Associação Brasileira de Saúde Coletiva - ABRASCO
Articulação Nacional e Agroecologia - ANA
ACT Promoção da Saúde
Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável
Campanha Permanente contra os Agrotóxicos e pela Vida
Central Única dos Trabalhadores - CUT
FIAN Brasil
Fórum Brasileiro de Soberania e Segurança Alimentar - FBSSAN
Fórum Nacional de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos
Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz
Greenpeace
Instituto de Defesa do Consumidor - IDEC
Slow Food Brasil
Via Campesina Brasil
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário