Pesquisar este blog

30 de nov. de 2016

EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA

Famílias Apinajé da aldeia São Raimundo no município de Tocantinópolis, no Norte de Tocantins reivindicam implantação de Escola na comunidade



No último dia 23/11/2016 lideranças da aldeia São Raimundo localizada na T.I. Apinajé no município de Tocantinópolis-TO, estiveram reunidas para debater a situação da educação naquela comunidade. Na ocasião as lideranças resolveram elaborar documentos para enviar à Secretaria de Educação do Tocantins/SEDUC, solicitando à implantação de uma Unidade Escolar naquela aldeia. 

A aldeia São Raimundo foi fundada em outubro de 2010 por famílias vindas da aldeia Mariazinha, atualmente na comunidade moram 12 famílias, somando mais de 70 pessoas. O cacique Vicente K. Krikati explicou as dificuldades que as crianças enfrentam para frequentar as aulas na aldeia Mariazinha e cobram do Estado a construção de uma escola para atender as crianças na própria aldeia.

Estão sendo encaminhados documentos à FUNAI/CTL de Tocantinópolis e ao Ministério publico Federal na cidade de Araguaína MPF-AGA, solicitando que esses órgãos acompanhem essa demanda destas famílias no sentido garantir os direitos dos alunos desta comunidade. 


Associação União das Aldeias Apinajé-Pempxà

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FAZENDA GÓES

POVO APINAJÉ SOB PRESSÃO DE FAZENDEIROS: LIDERANÇAS DENUNCIAM A CONTINUIDADE DE DESMATAMENTOS NA FAZENDA GÓES, PRÓXIMO À ALDEIA SÃO JOSÉ Des...