Encontro
Tocantinense de Agroecologia será na T.I Apinajé
As condições precárias e a manutenção das estradas vicinais de
acesso à aldeia Patizal, não foram resolvidas a tempo e o III Encontro
Tocantinense de Agroecologia, não será mais realizado naquela comunidade, conforme ficou decidido.
Entre os dias 05 a 11 de novembro de 2017, após avaliação das condições daquelas estradas, as lideranças Apinajé e parceiros do CIMI, que fazem parte da Comissão Organizadora em comum acordo decidiram que o Encontro será realizado na aldeia Cipozal na data prevista, ou seja, nos dias 23 a 26 de novembro de 2017.
Entre os dias 05 a 11 de novembro de 2017, após avaliação das condições daquelas estradas, as lideranças Apinajé e parceiros do CIMI, que fazem parte da Comissão Organizadora em comum acordo decidiram que o Encontro será realizado na aldeia Cipozal na data prevista, ou seja, nos dias 23 a 26 de novembro de 2017.
Na semana passada as lideranças Apinajé e membros da Comissão Organizadora do Encontro tentaram uma conversa com prefeito Paulo Gomes de Sousa para solicitar recuperação do trecho mais critico da estrada, mas foram informados que o mesmo estava viajando. Na conversa que tiveram com o Sr. Salomão, secretario de Agricultura, o mesmo afirmou que a prioridade do município são as estradas da região da aldeia São José.
Até o momento o
CIMI, COEQTO, MAB, MST, EFA, FETAET, MIQCB, COMSAUDE, CPT, APA-TO, COOPTER, confirmaram
presenças. Além dessas organizações sociais, indigenistas e camponesas,
lideranças indígenas representantes dos povos Xerente, Carajá Xambioá e Krahô
estão sendo esperadas no III Encontro Tocantinense de Agroecologia.
Os serviços de organização da estrutura na aldeia Cipozal estão em andamento. Acreditamos que até o dia 20/11, tudo estará pronto para receber os mais de 300 participantes do Encontro. O povo Apinajé, está feliz em acolher os amigos e parceiros nesse grande evento. Confira abaixo mais informações sobre o III Encontro Tocantinense de Agroecologia.
CONVITE
E ORIENTAÇÕES PARA INSCRIÇÃO E PARTICIPAÇÃO
Seguindo
o caminho de conhecer e reconhecer as diferentes formas de expressões da
agroecologia desenvolvidos em diferentes territórios do Tocantins pelos/as
camponeses/as, agricultores/as familiares, comunidades e populações
tradicionais, povos indígenas, a Articulação Tocantinense de Agroecologia (ATA)
os/as convida para participar do III Encontro Tocantinense de Agroecologia
que ocorrerá entre os dias 23 a 26 de
Novembro de 201, na Aldeia Cipozal, no
Território Indígena Apinajé, no
município de Tocantinópolis
Este
encontro que prevê a participação de aproximadamente de 300 pessoas de todas as
regiões do Tocantins ligadas as organizações envolvidas na construção da
agroecologia, tem como objetivos: (I) Fortalecer a articulação entre os povos
originários, comunidades tradicionais e camponeses que atuam no campo
agroecológico e consolidar as estratégias de atuação da ATA; (II) Promover a
divulgação e a troca de conhecimento das práticas agroecológicas e; (III)
Reafirmar a importância da agroecologia, em contraposição ao agronegócio, como
base para a garantia da soberania e segurança alimentar, produção sustentável e
promoção da economia ecológica, popular e solidária.
A
construção deste encontro tem sido coletiva e a organização do evento está sob
a responsabilidade da Associação PEMPXÀ, APA-TO, CIMI, COEQTO, COMSAUDE, CPT,
COOPTER, EFA de Porto Nacional, FETAET, MIQCB, MAB, MST e UNMP-TO.
Programação
Período/
Dia
23/11/17
(Quinta Feira)
24/11/17
(Sexta Feira)
25/11/17
(Sábado)
26/11/17
(Domingo)
Manhã: acolhida
Mesa
de abertura:
Apresentação
do Território Indígena Apinajé: História
de luta e resistência e a cultura do bem viver e sua relação com a Agroecologia.
Visita
para conhecer e sentir os ambientes da Aldeia Cipozal
Cantoria
com o Povo Krahô e outros
Roda
de troca de sementes e produtos
Oficinas
temáticas:
Falas
sobre estratégias para o Bem Viver pelos Povos Indígenas, Quilombolas,
Quebradeiras de coco, Camponês
Aprovação
Carta Política do Encontro
Encaminhamentos
finais
Encerramento
Período/
Dia
23/11/17
(Quinta Feira)
24/11/17
(Sexta Feira)
25/11/17
(Sábado)
26/11/17
(Domingo)
Tarde
Chegada dos participantes e inscrição
Painel:
Realidades dos Direitos Territoriais e do Bem Viver das Populações Tradicionais
e Camponesa (quebradeiras de coco, indígenas, quilombolas e movimento camponês)
Análise
de conjuntura: Terra e Território
Alfredo Wagner Silvio Porto
Momento
de integração: Brincadeira de arco e
flecha
Apresentação
das discussões das oficinas
Palestra
sobre a importância da agroecologia para a promoção do bem viver dos povos e
comunidades tradicionais
Feira
agroecológica e expressão cultural do artesanato.
Tenda
do artesanato: Confecção de artesanatos diversos
Noite: Cinema agroecológico
Noite
cultural:?
Distribuição
das vagas: As organizações mobilizadoras deverão mobilizar os/as participantes
considerando o número de vagas previstas e o perfil do público.
Organização
mobilizadora
Nº
de participantes: 285
Responsável:
CIMI (Povo Apinajé, Xerente e Krahô) 120 Laudovina, COEQTO20 Cida, MAB 15 Maria
e Augustinho, MST 15 Marcos, EFA Bico 10 Sineide, EFA Porto 10 Elisa,EFA São
Salvador 10 Cirineu, FETAET 15 Antônio de Sá, MIQCB 15 Socorro, CPT 15 Evandro
e Felipe, Matinha 5 Valdivino, APA-TO 15 Yuki, COOPTER 15 Juraildes. Outros; 5 Paulão. Total participante 285.
RECOMENDAÇÕES
IMPORTANTES: Estar aberto a vivenciar a realidade e a forma de vida do Povo
Indígena Apinajé é um ponto que está intrínseco na metodologia de todo o
evento. Por isso, é muito importante que as organizações mobilizadoras,
orientem os/as participantes que estão inscritos para participar do
encontro.
No
encontro pretendemos “misturar os sabores” da comida do povo Apinajécom a dos
camponeses, durante o preparo da alimentação, por isso o sabor será único e não
comum ao que estamos acostumados,
E
para garantir o bom andamento do encontro, recomendamos que quaisquer tipos de BEBIDAS
ALCÓOLICAS não sejam trazidos para o evento pelos/as participantes.
Critérios
de participação: Cada organização mobilizadora ficará responsável de mobilizar
e organizar os/as participantes. Deverão
ser respeitados os critérios da composição dos participantes definidos pela
comissão organizadora, sendo 80% de agricultores/as familiares, camponeses/as,
povos indígenas e tradicionais e 20% assessores/as, pesquisadores/as e
professores/as, buscando garantir pelo menos 50% de mulheres e 30% de jovens. Participação
de crianças: haverá atividades paralelas destinadas para as crianças. Por isso,
cada pessoa inscrita deverá informar na ficha de inscrição se levará crianças
para o encontro.
Prazos
e Inscrição dos (as) participantes: O prazo para inscrição é até dia 27/10/2017
e a organização mobilizadora deverá enviar apenas a ficha síntese (em Excell)
para o e-mail: yuki@apato.org.br, atentar-se para enviar todas as informações
exigidas na ficha, com destaque para os dados de RG e CPF do participante para
agilizar organização dos ônibus. Será considerado inscrito apenas as pessoas
que enviarem a ficha de inscrição para a comissão organizadora. Após esta data
as vagas não preenchidas serão redistribuídas entre as organizações antenas.
Inscrição
nas Oficinas: Na ficha o/a participante deverá definir em qual oficina pretende
participar, ressaltando que é um pré-inscrição, porque há um número limitado de
vagas por oficina. Caso haja um número superior de inscritos em determinada
oficina, o/a participante será convidado a escolher uma outra oficina, no ato
da inscrição no evento, quando ocorrerá a confirmação em qual oficina irá
participar. Especificamente, a oficina “Instrumentos de comunicação como
alternativa para monitoramento do território e direitos”, a distribuição de
vagas já está definida, sendo 7 para os povos indígenas e 8 para demais
públicos.
Transporte: As
despesas de deslocamento dos (as) participantes da sua comunidade até a local
do ônibus é de responsabilidade da organização a que pertence. O itinerário dos
ônibus será definido após a inscrição dos/as participantes e será informado
pelas organizações antena com antecedência. As organizações antenas que
articularão seu próprio transporte, orientamos que dê preferência a vans,
micro-ônibus e ônibus simples, em função das condições de estrada.
Alimentação
e hospedagem: A alimentação durante a
viagem é de responsabilidade de cada organização antena ou participante. Por isso, orientamos que cada participante
traga o seu “frito”. A comissão organizadora assumirá as despesas de
alimentação e hospedagem durante o evento. Cada participante deverá trazer o
seu kit alimentação: colher, prato e copo. A hospedagem será na escola (poucos
lugares), no galpão de palha ou em barracas de camping. Por isso, levar de
preferência colchão, rede e corda ou barraca de camping.
Materiais
e produtos para troca e feirinha. Não deixem de trazer! As organizações e os/as
participantes poderão trazer faixas, cartazes, instrumentos musicais, pinturas,
fotografias, poesias, estandartes etc. Os/as participantes também devem se
organizar para trazer sementes e mudas em bom estado de conservação para os
momentos de troca e produtos para a feira. Os/as participantes terão
disponíveis barracas simples para expor os seus produtos durante o
encontro.Para as apresentações culturais: instrumentos musicais, roupas,
material de teatro, poesia, música e dança.
Os
artesões e artesãs: Os
artesões e artesãs que quiseram fazer uma demonstração de como se confecciona o
seu artesanato, haverá um espaço e um momento específico para isso.
Aldeia Cipozal, 13 de novembro de 2017
Associação União das Aldeias Apinajé - Pempxà
Nenhum comentário:
Postar um comentário