Postagens

Mostrando postagens de Abril 14, 2013

SEMANA DOS POVOS INDÍGENAS 2013.

Imagem
Todos os anos no mês de abril, durante a semana dos povos indígenas, a pastoral indigenista Conselho Indigenista Missionário-CIMI, que é uma entidade vinculada a CNBB- Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil, apoia as mobilizações indígenas em todo o Brasil. Aqui no Estado de Tocantins, na semana que antecede o 19/04, dia do índio, os missionários do CIMI regional GO/TO e lideranças dos povos, Apinajé Krahô e Carajá Xambioá, se mobilizaram fazendo intercâmbios e articulações, com a imprensa e instituições de ensino superior das cidades de Araguaína e Palmas no Estado do Tocantins.      Este ano além da Campanha da Fraternidade, com o tema: Fraternidade e Juventude, a igreja católica irar realizar, um grande evento mundial, a Jornada Mundial da Juventude, que vai acontecer na cidade do Rio de Janeiro. Assim o tema JuventudeIndígena: Tradição, luta e ousadia, foi escolhido também, para ser discutido durante essa Semana dos Povos Indígenas 2013. Com objetivo de buscar conhecimento…

VERÁS QUE OS FILHOS TEU NÃO FOGEM DA LUTA.

Imagem
As manifestações de ontem à tarde em Brasília (DF) quando mais de 700 lideranças indígenas ocuparam a plenária da Câmara dos Deputados para protestar contra a PEC 215, antes de tudo foi um ato público de cidadania e protagonismo dos povos ali representados. Em alguns momentos da história do Brasil, foi assim, tivemos o Congresso Nacional literalmente ocupado pelas lideranças indígenas de todo o País. E nesse momento não poderia ser diferente.    Sem dúvida o Congresso Nacional é local mais adequado para nossos cidadãos indígenas se manifestarem e se expressarem, em busca e em defesa de nossos direitos ali mesmo consagrados na Constituição Federal promulgada em 88. Inexplicavelmente as vezes tentam nos impedir de exercer nossa cidadania. Durante as manifestações no dia 16/04/13 o líder indígena Luíz Titiá do povo Pataxó Hã Hã Hãe da Bahia, foi covardemente agredido por seguranças da Câmara dos Deputados.     Esses protestos das lideranças no Congresso Nacional, são expressões…

QUAL É O LIMITE PARA FREAR A GANÂNCIA E A VIOLÊNCIA DOS RURALISTAS?

Imagem
Considerando que nos últimos anos temos verificado uma avalanche de medidas e propostas contrárias aos nossos direitos já garantidos na CF de 88. Na véspera da Semana dos Povos Indígenas de 2013, tivemos mais algumas surpresas desagradáveis, no momento os parlamentares das bancadas ruralistas e evangélica no Congresso Nacional, intensificaram os ataques contra a FUNAI, CIMI e MPF.    Esses Deputados e Senadores movidos por interesses e forças políticas “estranhas”, estão se unindo  e se articulando dentro do Congresso Nacional, com objetivo de discutir e aprovar várias propostas de emendas à constituição, as chamadas PECs, entre elas a 215 e a 038. O principal foco de interesses desses ruralistas são as terras indígenas, que tem sido objeto de cobiça e  despertado a ambição e a ganância desses políticos e empresários, que não medem esforços para inventar novas medidas e propostas absurdas, pensadas intencionalmente para prejudicar a vida das populações indígenas e quilombolas.    …

PEDAGOGIA E CONSCIÊNCIA AMBIENTAL; A VIDA AGRADECE.

Imagem
Nesta quinta-feira, dia 11 de abril de 2013, funcionários da Prefeitura de São Bento do Tocantins fizeram serviços de limpeza e coleta de lixo na localidade Veredão, naquele município. Os serviços de limpeza foram realizados junto com moradores do local.

        Essas políticas de coleta de lixo são necessárias e deveriam ser adotadas por todas as Prefeituras da região. Sendo que cuidar do meio ambiente é uma responsabilidades não só das prefeituras, esse é um dever e uma obrigação de cada um de nós. Vamos continuar acompanhando e alertando nossos vizinhos sobre os cuidados que devemos ter com nosso patrimônio ambiental. Podemos nos articular e nos unir para monitorar, vigiar e corrigir as práticas equivocadas e erradas de alguns cidadãos, empresas e políticos.         As Prefeituras deveriam providenciar locais adequados para destinar seus próprios resíduos. Porém isso na prática não está acontecendo, infelizmente algumas prefeituras ainda insistem em jogar lixo de qualquer jeito e e…