Postagens

Mostrando postagens de Maio 12, 2013

CARTA DE REPÚDIO DOS POVOS TIMBIRA DE TOCANTINS E MARANHÃO.

Nós povos indígenas Apinajé, Krahô, Krikati, Gavião, Apaniekrá, Romkokamekrá e Krahô- Kanela reunidos nos dias 08 a 11 de maio de 2013, na terra indígena Apinajé, município de Tocantinópolis (TO), manifestamos nosso veemente repúdio a qualquer pretensão do governo brasileiro de sucumbir às tentativas de ingerências das bancadas ruralistas e evangélicas no sentido de alterar ou interferir no procedimento de demarcação de terras indígenas vigente. Salientamos que esse procedimento administrativo atualmente conduzido pelo MJ- Ministério da Justiça e pela FUNAI- Fundação Nacional do Índio é fruto de uma árdua luta dos povos indígenas brasileiros, sedimentada no reconhecimento, pela Constituição Federal de 1988 de nossos direitos originários sobre nossos territórios tradicionais.      Resistimos ao vergonhoso processo de ocupação fundiária brasileira, historicamente marcada, pela usurpação e esbulho violento de nossos territórios. Hoje, o agronegócio, além da violência física , inve…

A CELEBRAÇÃO DA XIII ROMARIA DA TERRA E DA ÁGUA PADRE JOSIMO 2013.

Imagem
Com o tema: Firmes na Terra, Semeando a Vida, celebramos nos dias 10 e 11 de maio de 2013, a XIII Romaria da Terra e da Água Padre Josimo, que esse ano aconteceu na cidade de Esperantina, localizada no extremo norte do Estado do Tocantins, região do Bico do Papagaio.       Às 14:30 do dia 10/05, na praça central da cidade de Esperantina, o Bispo diocesano de Tocantinópolis, Dom Giovane Pereira de Melo ao fazer a abertura da XIII Romaria da Terra e da Água Padre Josimo, foi aplaudido de pé pelos mais de 600 romeiros (as) vindos de todo o Estado do Tocantins e Estados vizinhos, representando as Pastorais Sociais, as associações, os camponeses, os ribeirinhos, as quebradeiras de coco, as comunidades quilombolas e os povos indígenas das etnias Apinajé e Krahô.
      No final da tarde da dia 10/05 participamos de oficinas temáticas, sobre as questões indígenas e quilombolas e os projetos de hidrelétricas. Na programação da noite cultural, assistimos as apresentações do filme “O V…

POVOS TIMBIRA REALIZAM ENCONTRO HISTÓRICO NA TERRA INDÍGENA APINAJÉ.

Imagem
No período de 08 a 10 maio de 2013, realizamos na aldeia Irep-xi, localizada na terra indígena Apinajé no município de Tocantinópolis, norte do Tocantins um importante Encontro de Intercâmbio com participação de representantes dos povos Timbira dos Estados de Tocantins e Maranhão. Esse Encontro foi resultado de uma parceria entre a Fundação Nacional do Índio -FUNAI e suas Coordenações Técnica local/CTL de Tocantinópolis e Coordenação Regional Araguaia Tocantins/CRAT de Palmas (TO) e a Associação União das Aldeias Apinajé-PEMPXÀ. O evento reuniu os caciques e lideranças Apinajé, diretores da Associação Wyty Cäte, representantes das organizações dos povos Apinajé, Krahô, Krikati, Gavião, Apaniekrá, Romkokamekrá e Krahô-Kanela, e os Coordenadores e técnicos da FUNAI/CRAT de Palmas (TO), FUNAI/CTLs de Tocantinópolis (TO), Carolina (MA), Imperatriz (MA) e Barra do Corda (MA), somando aproximadamente 100 participantes.    No dia 08/05/2013, 1º dia da reunião, discutimos e definimos o…