Pesquisar este blog

20 de jan. de 2023

FORMAÇÃO

CURSO DE FORMAÇÃO EM COMUNICADORES INDÍGENAS

Essa etapa (presencial) do Curso de Formação em Comunicadores Indígenas foi realizado no período de 17 a 19 de janeiro de 2023 no Centro de Formação Timbira Penxwyj Hempejxà, localizado na zona rural do município de Carolina, Sul do Maranhão. A Formação teve a participação de 40 jovens indígenas pertencente aos povos Apinajé e Krahô (Tocantins), Krikati, Gavião, Tembé, Guajajara, Kaapor, Canela (Mermórtumre), e Canela (Apanjekrá) do estado do Maranhão somando 40 jovens, sendo 18 mulheres e 22 homens.

Essa Oficina de Formação teve ainda a participação de anciãos indígenas e colaboradores não-índios, além dos instrutores e assessores que ministraram as aulas. No total essa Formação terá aulas no modo presencial e online utilizando as plataformas digitais, sendo essa primeira aula presencial e quatro aulas à distância. No decorrer desse primeiro modulo presencial os jovens tiveram aulas práticas sobre uso, operação e manuseio dos (gimbal e smartpfone) equipamentos digitais que receberam. Nas próximas aulas online aprenderão sobre fotografia digital, produção de cards, elaboração de textos, produção de audiovisual e redes sociais. A previsão de encerramento do Curso será em maio de 2023.

Nos três dias do Curso os jovens tiveram a oportunidade de se encontrar, conversar e se conhecer, alguns mais experientes e outros participando pela primeira vez. Os cursistas trocaram, informações, experiências e compartilharam entre si suas ansiedades, preocupações e perspectivas de futuro, diante dos desafios atuais. Houve muito envolvimento, interação e interesse dos participantes em conhecer o outro “parente”, saber os problemas enfrentados no território de cada um.

Durante as aulas ainda foram feitas abordagens sobre o papel e a importância dos comunicadores indígenas e o uso das mídias digitais para a documentação da cultura, fazer cobertura das mobilizações indígenas e como ferramenta de resistência e lutas em defesa da causa socioambiental. Através dessa Formação os jovens aprenderão produzir  conteúdos informativos contando suas próprias histórias em suas línguas e divulgar nas plataformas digitais. 

Na ocasião os jovens cineastas Guajajara apresentaram trabalhos audiovisual mostrando os Guardiões Teneterar agindo em defesa dos territórios Carú, Tembé e Awá Guajá localizados na Amazônia maranhense permanentemente invadidos por grileiros, madeireiros e criadores de gado. O artista e fotógrafo Genilson Guajajara, também apresentou acervo fotográfico de sua autoria, mostrando os aspectos e as belezas da cultura Teneterar. Seu trabalho é reconhecido e já recebeu algumas premiações. 

Esse Curso de Formação de Comunicadores Indígenas, foi idealizado pela Coordenação da Articulação dos Povos Indígenas do Maranhão – COAPIMA, Associação das Mulheres Indígenas do Maranhão - AMIMA, Associação dos Povos Timbira de Tocantins e Maranhão – Wyty Catë, em parceria com o Centro de Trabalho Indigenista – CTI e Instituto Sociedade População e Natureza – ISPN e apoio financeiro da Agencia de Desenvolvimento dos EUA - USAID



Terra Indígena Apinajé, 20 de janeiro de 2023


Associação União das Aldeias Apinajé-Pempxà     

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FAZENDA GÓES

POVO APINAJÉ SOB PRESSÃO DE FAZENDEIROS: LIDERANÇAS DENUNCIAM A CONTINUIDADE DE DESMATAMENTOS NA FAZENDA GÓES, PRÓXIMO À ALDEIA SÃO JOSÉ Des...