9 de set. de 2020

AÇÕES CONTRA COVID-19

 

MANIFESTO DA ASSOCIAÇÃO PEMPXÀ CONTRA REABERTURA DAS AULAS PRESENCIAIS NA UFT

 

Ao Sua Excelência o Sr

Luís Eduardo Bovolato

Reitor da Universidade Federal do Tocantins

Campus de Tocantinópolis-TO

 

Senhor Reitor;

 

Cumprimento o cordialmente em nome do povo Apinajé, diante da atual crise de COVID-19 que está ameaçando e infectando milhares de indígenas no país e no Tocantins, viemos manifestar nossa preocupação e contrariedade com a proposta de reabertura das aulas presenciais na Universidade Federal de Tocantins, Campus de Tocantinópolis. 

 

Considerando que no momento no Estado de Tocantins, encontram se muitos pessoas não-índios infectados resultando em muitos óbitos nas cidades de Palmas, Araguaína, Gurupi e outras. Que atualmente a quantidade de infecções não param crescer também nas cidades do entorno e vizinhas da Terra Apinajé. Que no final de agosto, (28/08) tivemos o 1º caso de um (a) estudante indígena de Universidade particular que foi infectada na cidade de Araguaína.

 

Ainda, que a maioria das terras indígenas do Estado de Tocantins a situação das infecções e mortes por COVID-19 ainda é crítica e não estão sob controle. Que diante dessa situação de pandemia estamos em alertas, seguindo as orientações e protocolos das autoridades sanitárias, realizando ações preventivas nas Barreiras Sanitárias implantadas e mantidas nas principais estradas de acesso às aldeias São José e Mariazinha, e também fazendo esclarecimentos sobre os risco e perigos dessa doença pra nossas famílias; especialmente os anciãos e crianças. Com essas medidas preventivas que realizamos até agora, só podemos recuar e afrouxar nossas ações quando diminuir essa crise e riscos pra nosso povo.

 

O Boletim Epidemiológico do MS/SESAI/DSEI-TO de 08/09/2020 informa que nas terras indígenas do Tocantins existem 45 suspeitos, 766 casos confirmados, 419 foram descartados, 349 casos estão ativos, 407 indígenas se recuperaram e ocorreram 08 óbitos. Portanto o atual quadro inspira cuidados e ainda não oferece segurança pra pessoas (indígenas) se reunirem mesmo com uso de máscaras e outros cuidados.

 

Portanto em razão dessa situação, nossos Estudantes indígenas do Curso de Educação do Campo não concordamos com reabertura das aulas presenciais proposto pela Universidade Federal de Tocantins-UFT, Campus de Tocantinópolis nesse momento em razão do risco de infecção de estudantes. Entendemos que nesse momento mais crítico precisamos continuar nos resguardando pra evitar que o COVID-19 venha infectar também nosso povo dentro das aldeias. Informamos que, só concordamos em voltar às aulas presenciais com segurança, sem ameaças e riscos de infecções, em razão da situação de exposição e aglomeração de pessoas em sala de aula.

 

Estamos à disposição para esclarecimentos e informações adicionais. Esperamos ser compreendidos e atendidos em nossas ponderações.


Terra indígena Apinajé, 09/09/2020


Associação União das Aldeias Apinajé-Pempxà

3 comentários:

  1. Olá, boa tarde!

    Esta carta foi encaminhada diretamente ao reitor? Se não, sugiro que encaminhem para ele, assim como para a Direção da UFT - Tocantinópolis. Esse posicionamento é bastante importante e precisa ser divulgado na comunidade acadêmica.

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde. Parabenizo pela iniciativa da escrita da Carta. É muitíssimo importante termos conhecimento do vosso posicionamento. Informo, no entanto, que não há por parte da UFT e do Câmpus de Tocantinópolis uma proposta de retorno presencial das aulas na crise COVID-19. Somos solidários e concordamos em relação ao não retorno presencial na crise COVID-19 tanto para estudantes indígenas e para todxs os outros estudantes. Agradeço a atenção e estou à disposição para continuarmos a conversa.

    ResponderExcluir
  3. Que as autoridades, em especial o reitor de Tocantinópolis, possam se solidarizar com este apelo. Afinal, o aumento dos casos de Covid no Estado do Tocantins se deu após outros Estados apresentarem o caso da doença. Dessa maneira, os cuidados de contenção da doença por agora, devem ser mais cautelosos.

    ResponderExcluir